Natural.PT

A marca Natural.PT, a cargo do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I. P. (ICNF) visa a promoção integrada do território, dos produtos e dos serviços existentes na Rede Nacional das Áreas Protegidas e na sua envolvente que com elas partilhem valores e princípios de sustentabilidade e valorização da natureza e dos recursos endógenos. Esta é uma iniciativa âncora para o desenvolvimento económico de territórios pelo que este projeto tem como objetivo desenvolver um modelo integrado assente em três pilares: cooperação em áreas protegidas, ordenamento do território e marcas coletivas.

Partindo da perspetiva dos stakeholders e recorrendo à análise de redes sociais como metodologia, este estudo centra-se na perspetiva das entidades públicas e privadas aderentes à marca Natural.PT, pressupondo uma abordagem metodológica mista, com recurso à aplicação de questionários e à realização de entrevistas. Este projeto assenta na conjugação de esforços entre investigadoras com diferentes áreas de expertise e interesses de investigação, em colaboração com outros investigadores que possam estar interessados, bem como com alunos a nível de mestrado.  

Os pilares deste projeto têm como questões de investigação específicas:

  1. Cooperação: Cooperação em áreas protegidas: perspetiva de stakeholders sobre a marca coletiva Natural.PT

Questão de investigação associada: Partindo da perspetiva dos stakeholders, como se configuram as relações de cooperação entre os aderentes da marca coletiva Natural.PT e quais as suas repercussões nas áreas protegidas onde atuam?

  1. Ordenamento do Território: Os instrumentos de ordenamento do território e a sua relevância para o desenvolvimento de estratégias sustentáveis de turismo nas áreas protegidas

Questão de investigação associada: Qual a importância das estratégias e dos instrumentos territoriais para o desenvolvimento turístico sustentável das áreas protegidas?

  1. Marcas coletivas e territórios: A importância das marcas coletivas para o turismo regional em áreas protegidas: uma perspetiva de stakeholders em Portugal

Questão de investigação associada: Qual é o impacto das marcas coletivas para os negócios regionais em áreas protegidas: uma perspetiva dos stakeholders em Portugal?

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