De 9 a 11 de maio, a Universidade Portucalense acolheu uma reunião de trabalho e uma visita de estudo das universidades parceiras da Bolívia, do Paraguai e de Espanha, no âmbito do projeto Erasmus+ KA2 INNOVA “Promoting Research Management at Higher Education Institutions in Bolivia and Paraguay”.
O evento teve início com as boas-vindas do Reitor da Universidade Portucalense, Fernando Ramos, e dos investigadores do projeto – Luís Pacheco, Isabel Freitas, Makhabbat Ramazanova, Helena Albuquerque, Fátima Silva e Jorge Marques.
No primeiro dia, as instituições parceiras foram agraciadas com a medalha da Universidade Portucalense e os seus representantes assinaram o livro de honra da Universidade.
Ao longo de três dias, as universidades e os ministérios da Educação e Ciência da Bolívia e do Paraguai conheceram a estrutura dos centros de investigação da Universidade Portucalense, os financiamentos nacionais de investigação, a metodologia Delphi, as experiências de investigação nas áreas das alterações climáticas e do património histórico e a integração dos estudantes na investigação.
O encontro terminou com a reflexão de Sergio Padilla Cortez, Reitor da Universidad San Francisco Xavier de Chuquisaca (Bolívia), que destacou a necessidade de replicar as boas práticas em torno da gestão da investigação da Universidade Portucalense e da Universidade de Alicante, analisar a sua aplicabilidade em cada contexto institucional e trabalhar para promover processos de transformação institucional e estrutural.