No âmbito do “Short Master em Escanção e Mercado Global de Vinhos”, coordenado pela Prof.ª Joana Quintela, foi realizada uma sessão de demonstração da aplicação das ferramentas de “reconhecimento facial de emoções”, com a utilização do software IMotions, em provas de vinhos.
No estudo do comportamento humano e em particular do consumidor, as emoções são extremamente importantes. É fundamental percebermos, o que realmente acontece e é processado na mente do ser humano, nomeadamente ao nível das emoções e de todo o processo de tomada de decisão. A forma mais facilmente acessível de o conseguirmos é, até à data, através da recolha e análise de dados obtidos a partir de determinados registos de diversos elementos fisiológicos, tais como, as expressões faciais, a tensão da pele, os batimentos cardíacos e as ondas cerebrais.
Concretamente, foram utilizados dois vinhos estrangeiros (oriundos do Chile). O primeiro – o branco “Bicicleta” Sauvignon Blanc – revelou-se leve, exuberante e de fácil agrado, o que foi confirmado, quer pelas opiniões dos participantes, quer pela análise das mico-expressões faciais. O segundo – o tinto “Casillero Del Diablo” mostrou-se poderoso, de tanino apimentado e adstringente. Aqui as opiniões variaram e muitas vezes a análise das micro-expressões contrariava e revelava algo que não era verbalizado pelos participantes.
Esta atividade, que foi operacionalizada pela Prof.ª Manuela Costa, constitui um exemplo da aplicabilidade da utilização do Laboratório de Neurociências na realização de atividades de docência e de investigação.