Investigação avança no Paraguai

Os docentes e investigadores Jorge Marques, Helena Albuquerque e Makhabbat Ramazanova participaram na I Conferência Nacional no Paraguai e III Training presencial do Projeto “INNOVA – Promoting Research Management at Higher Education Institutions in Bolivia and Paraguay”, que decorreu entre 29 de agosto e 3 de setembro, na Universidade Nacional de Assunción, no Paraguai. 

Jorge Marques abordou as políticas educativas na Europa e o seu impacto no desenvolvimento curricular com o foco no processo de Bolonha. Já Helena Albuquerque apresentou a investigação realizada no âmbito das redes de investigação no âmbito das alterações climáticas. Por fim, Makhabbat Ramazanova partilhou o impacto das mudanças do clima nas paisagens vinícolas.

No âmbito do III Training presencial do Projeto “INNOVA”, os docentes da Universidade Portucalense e da Universidade de Alicante moderaram a sessão em torno da metodologia de Investigação e Desenvolvimento dos planos de estudo das Instituições de Ensino Superior.

O objetivo foi reforçar as capacidades dos elementos que integram as unidades de Gestão da Investigação, das equipas técnicas do projeto, bem como dos executivos das universidades parceiras no que diz respeito à integração das metodologias de investigação e desenvolvimento nos diferentes planos de estudo, bem como iniciar a preparação da criação da rede INNOVA, focada na gestão da investigação em alterações climáticas.

No último dia, além da reunião do consórcio, os docentes fizeram uma visita técnica à Reserva da Biosfera e à Barragem de Itaipu, onde conheceram as medidas de mitigação que estão a ser implementadas para a conservação e a proteção da biodiversidade dos ecossistemas presentes na área de construção e funcionamento da barragem.

Investigação avança no Paraguai
Voltar ao topo