Projeto DIANA oficialmente lançado com Kick-Off Meeting no Cazaquistão
O projeto DIANA – Empowering Women through the Development and Implementation of Rural Tourism Entrepreneurship in Kazakhstan and Uzbekistan foi oficialmente lançado com a realização da Kick-Off Meeting, que decorreu nos dias 2 e 3 de fevereiro de 2026, na Universidade Sh. Ualikhanov de Kokshetau, em Kokshetau, Cazaquistão.
As investigadoras da Universidade Portucalense e membros do REMIT, Marília Durão, Makhabbat Ramazanova e Medéia Veríssimo, participaram na Kick-Off Meeting. No âmbito do projeto, a equipa da UPT é responsável pela coordenação do Work Package 4 (WP4) – Capacity Building of Staff, centrado no reforço das competências de docentes e de pessoal técnico-administrativo envolvidos na educação para o empreendedorismo em turismo rural.
A reunião, com a duração de dois dias, reuniu representantes de todas as instituições parceiras para discutir a estrutura global do projeto, incluindo o plano de trabalhos, os work packages, os papéis e responsabilidades, os resultados esperados e os aspetos orçamentais. O primeiro dia foi dedicado à coordenação do projeto e às contribuições dos parceiros, enquanto o segundo dia incidiu no contacto com mulheres empreendedoras em meio rural, promovendo o networking, a partilha de experiências e o diálogo entre a academia e os stakeholders locais. O programa incluiu ainda sessões dedicadas às estratégias de disseminação e uma reunião online com o Project Officer do programa Erasmus+. A Kick-Off Meeting constituiu um marco importante para o projeto DIANA, lançando as bases para uma colaboração eficaz e orientando a implementação bem-sucedida das atividades do projeto ao longo dos próximos meses.
