Natural.PT

Natural.PT

A marca Natural.PT, gerida pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I. P. (ICNF), visa a promoção integrada do território, dos produtos e serviços existentes na Rede Nacional de Áreas Protegidas e na sua envolvente que com elas partilham valores e princípios de sustentabilidade e valorização da natureza e dos recursos endógenos. Trata-se de uma iniciativa âncora para o desenvolvimento económico dos territórios, razão pela qual este projeto pretende desenvolver um modelo integrado assente em três pilares: cooperação em áreas protegidas, ordenamento do território e marcas colectivas.

Partindo da perspetiva dos stakeholders e utilizando como metodologia a análise de redes sociais, este estudo centra-se na perspetiva das entidades públicas e privadas aderentes à marca Natural.PT, assumindo uma abordagem metodológica mista, com recurso a questionários e à realização de entrevistas. Este projeto assenta na conjugação de esforços entre investigadores com diferentes áreas de especialização e interesses de investigação, em colaboração com outros investigadores que possam estar interessados, bem como com alunos de mestrado.

Os pilares deste projeto têm questões de investigação específicas:

Cooperação: Cooperação em áreas protegidas: a perspetiva dos stakeholders sobre a marca colectiva Natural.PT
Questão de investigação associada: Na perspetiva dos stakeholders, como se configuram as relações de cooperação entre os membros da marca colectiva Natural.PT e quais as suas repercussões nas áreas protegidas onde operam?

Ordenamento do Território: Instrumentos de ordenamento do território e sua relevância para o desenvolvimento de estratégias de turismo sustentável em áreas protegidas
Questão de investigação associada: Qual a importância das estratégias e instrumentos territoriais para o desenvolvimento turístico sustentável das áreas protegidas?

Marcas colectivas e territórios: A importância das marcas colectivas para o turismo regional em áreas protegidas: uma perspetiva dos stakeholders em Portugal
Questão de investigação associada: Qual o impacto das marcas colectivas nos negócios regionais em áreas protegidas: uma perspetiva dos stakeholders em Portugal?
Grupo de Investigação: Territórios e Organizações para o Desenvolvimento Sustentável (TOSD)

 

Objectivos de Desenvolvimento Sustentável:

4. Educação de qualidade

11. Cidades e comunidades sustentáveis

15. Proteção da vida na terra

Publicações

Nogueira, S.; Mesquita, C.; Durão, M.; Albuquerque, H. (2023). The importance of Collective Brands in Protected Areas Management and promotion: Natural.PT, Portugal case study in Post-COVID Tourism – Tendencies and Management Approaches. IntechOpen: United Kingdom. DOI: https://doi.org/10.5772/intechopen.112330 – Web of Science Indexation.
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