IEcPBI

IEcPBI

Para mais informações

A maioria dos estudos empíricos sobre a internacionalização concentra a sua atenção nos determinantes da internacionalização e, mais especificamente, na sua relação com o fracasso bem sucedido da internacionalização. Nesta perspectiva, a empresa é tratada como uma “caixa negra”, como um conjunto de factores que conduzirão a um determinado resultado.

Este projecto visa apresentar um estudo centrado na perspectiva do empresário e na sua percepção sobre o processo de internacionalização da sua empresa, mais especificamente, sobre os factores que contribuíram para a entrada da empresa nos mercados estrangeiros, bem como sobre os obstáculos encontrados no processo .

Através de um estudo empírico centrado nas empresas internacionalizadas, pretende-se desenvolver um Modelo Teórico que permita medir os factores que induzem a internalização das empresas portuguesas e avaliar as dificuldades mais frequentemente encontradas. Além disso, pretendemos construir um portal / website com informações fundamentais para o processo de internacionalização das empresas portuguesas.

Investigadores

Ana Teresa Ferreira

André Pereira Matos

Carla Pereira

Cristina Costa Lobo

Cristina Sousa

Fernando Moreira

Isabel Maldonado

Luís Miguel Pacheco

Natércia Durão

Ricardo Biscaia

Conferência TAKE 2022

TAKE 2022 Teoria e Aplicações na Economia do Conhecimento – 6 a 8 de julho, Conferência (2 dias presencial e 1 virtual), sob o apoio do Projeto de Pesquisa IEcPBI.

 

Apoios:

Voltar ao topo