Clima & Vinho

Respostas Estratégicas às Alterações Climáticas Globais e ao Enoturismo - Clima e Vinho - Parceria ICM

Resumo

O projeto é liderado conjuntamente por professores da Universidade Estadual de Nova York (SUNY) campus de Potsdam e da Universidade Portucalense (UPT) no Porto, Portugal. Envolve o estudo dos impactos potenciais das alterações climáticas globais na produção de vinho e no enoturismo.

Objetivos do projeto:

  • Projetar e conduzir pesquisas sobre os prováveis ​​impactos das mudanças climáticas globais nas regiões tradicionais de produção de vinho e suas capacidades e operações turísticas. Os resultados da pesquisa serão usados ​​para moldar o desenvolvimento de possíveis estratégias de resposta para as regiões de turismo do vinho afetadas.

O projeto envolverá pelo menos duas conferências, uma realizada na UPT em março de 2019 e a segunda realizada em Potsdam, Nova York, no verão de 2019 ou mais tarde. Essas conferências incluirão um segmento de pesquisa / apresentação e uma experiência geral de colaboração que deverá auxiliar na formação de equipes de pesquisa específicas e na publicação dos resultados.

Além de um conjunto de artigos publicados em anais de conferências e em revistas científicas europeias e norte-americanas ou globais, o projeto também coordenará a organização e publicação de artigos selecionados e contribuições em um livro que documenta os resultados gerais do projeto.

Conferência 1

12 a 15 de março de 2019

Organizado pela UPT no Porto e aberto a todos os investigadores da área interessados. O evento incluirá uma conferência acadêmica tradicional, bem como uma oportunidade para formar equipes de pesquisa entre os interessados

Conferência 2

10 a 21 de junho de 2019 (provisório)

Apresentado pelo SUNY Potsdam em Potsdam, Nova York (EUA) e aberto a todos os membros das equipes de pesquisa do projeto. Alguma participação também é incentivada por pesquisadores que não compareceram à primeira conferência.

Além do trabalho acadêmico, esta conferência incluirá visitas de pesquisa a vinicultores do estado de Nova York, especialistas em enoturismo e outras universidades com programas de vinho. Dependendo do orçamento, uma viagem à Costa Oeste pode ser organizada para visitar produtores de vinho e promotores de turismo na Califórnia, no estado de Washington e no Oregon.

Investigadores

Dawn Robinson (IR)

Gregory Gardner (co-IR)

Helena Albuquerque

Isabel Freitas

Makhabbat Ramazanova

Renato Cunha

Parceiros

Voltar ao topo