The rooted Fan
Explorar as melhorias sugeridas para as iniciativas de sustentabilidade de uma equipa desportiva profissional.
As iniciativas de sustentabilidade no desporto têm o potencial de atrair grandes audiências e incentivar a ação climática em eventos e na vida quotidiana dos consumidores. No entanto, a sua eficácia depende da aceitação dos adeptos e de outros apoiantes (McCullough & Trail, 2021). Os comportamentos sustentáveis dos adeptos durante os eventos desportivos e na vida quotidiana têm sido alvo da atenção dos investigadores (Casper et al., 2021). Apesar de muitas equipas desportivas profissionais (PST) terem realizado campanhas de sensibilização para os problemas ambientais (Cayolla et al., 2021), os efeitos destas campanhas entre os diferentes tipos de adeptos ainda não são claros (Trail & McCullough, 2018). Além disso, a suspensão de quase todas as principais ligas desportivas do mundo na temporada 2020-21 (Weimar et al., 2021) limitou a compreensão da consciência e dos comportamentos sustentáveis dos adeptos durante os eventos desportivos. Assim, este estudo visa obter um maior conhecimento sobre a importância das iniciativas de sustentabilidade do PST para os adeptos.
Grupo de investigação: Territórios e Organizações para o Desenvolvimento Sustentável (TODS)
Outros investigadores envolvidos
Timothy Kellison, Georgia State University
Brian P. McCullough, Texas A&M University
Rui Biscaia, University of Bath
Marco Escadas, University of Minho
Teresa Santos, Futebol Clube do Porto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
11. Cidades e comunidades sustentáveis
12. Produção e consumo responsáveis
13. Ação climática
Estudante de Doutoramento
Carla Amorim
The impact of brand knowledge on sportswear customers' purchase intention: A mediation and moderation study