TEES - “Turismo Enogastronómico - Estratégias de sustentabilidade”

Este projeto considera o território vitivinícola português como o seu principal objeto de estudo e tem como principal objetivo analisar os impactes do fenómeno enogastronómico, identificando estratégias de sustentabilidade.

A sustentabilidade deste tipo de turismo assenta na interação das comunidades locais com a natureza, as regiões vitivinícolas nasceram e cresceram plenas de identidade histórica e autenticidade cultural. Estas paisagens, as culturas, as castas e as técnicas de produção são, só por si, um tipo de património único no Mundo que as transforma em fortes atrativos internacionais para a enogastronomia. Por este motivo, o setor vitivinícola nacional e os setores relacionados, são considerados estratégicos no âmbito das políticas setoriais portuguesas, integrando a Estratégia de Turismo 2027.

Perante a valorização do vinho e das suas paisagens, os stakeholders de territórios e regiões vitivinícolas e os residentes, veem reforçadas as oportunidades de empregabilidade em áreas rurais interiores e de baixa dimensão demográfica. No entanto, há sérios riscos provenientes de impactes climáticos. Assim, assumem-se como cruciais as abordagens interdisciplinares e multidisciplinares em projetos estruturantes que abordem estas temáticas e estes desafios de sustentabilidade ambiental, cultural e histórica. O projeto é constituído por uma equipa por uma interdisciplinar de investigadores do DTPC, promovendo a articulação de um conjunto de saberes complementares, considerados essenciais para o seu desenvolvimento.

Equipa de Investigação

Investigadora

Isabel Freitas

Investigadora

Makhabbat Ramazanova

Investigador

Luís Rocha

Voltar ao topo