research portovirtual research environment

Lobo e Homem

Projeto

O projeto surge da vontade de criar, quer espaços e materiais pedagógico-interpretativos, quer momentos de investigação e reflexão sobre o Lobo-ibérico no contexto do Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG).

A relação entre as comunidades agro-pastoris do PNPG e o lobo é problemática há séculos, como o provam os fojos espalhados por todo o território. No passado recente devido à diminuição das presas naturais e pelas crescentes alterações do seu meio ecológico, o lobo é obrigado a focar a sua alimentação no gado doméstico, colocando em risco uma das bases da economia das comunidades locais.

Com este plano, criado para estudantes de licenciatura e mestrado de Instituições de Ensino Superior pretendemos refletir sobre de que modo o lobo pode deixar de ser encarado como o principal inimigo das comunidades de montanha e, conhecendo os mitos que o rodeiam que estes sejam cada vez mais parte do passado etnográfico, de qualquer modo, valorizado enquanto património cultural.

 

Para o Ensino Superior

Neste projeto procuramos valorizar o PNPG nos meios académicos promovendo-o como um espaço de excelência para investigação. Para além de contribuir para aumentar o conhecimento sobre o Parque, esperamos que os futuros licenciados se apaixonem pelo território e que contribuam para a sua dinamização e valorização ativa. Neste projeto trabalharemos não só com estudantes das ciências naturais mas também de áreas como a antropologia, turismo, desenvolvimento rural, cultura e património, sociologia, ordenamento do território, entre outros.

 

Atividades:

- Atividades nas Universidades e Politécnicos Aulas de campo a 600 estudantes no PNPG Oferta do livro “Guia de Campo”

- Projetos de investigação académica

- Livro interativo co-criado com os estudantes Criação do Espaço Interpretativo “Covil do Lobo” Visitas guiadas aos alunos de Arcos de Valdevez

 

Promotor:

Ardal - Porta do Mezio

 

Financiamento:

POSEUR | PORTUGAL 2020 | UNIÃO EUROPEIA

 

Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)
unescobest