research portovirtual research environment

 

( antoniof@upt.pt))   ORC iD   Converis

António Batarda é arqueólogo e trabalha no Museu e Parque Arqueológico do Vale do Côa, onde coordenou o Programa de Conservação da Arte Rupestre do Vale do Côa, co-coordena os Serviços Educativos e faz a gestão da presença nas redes sociais. Fez Mestrado em Gestão de Sítios Arqueológicos pelo Instituto de Arqueologia da University College London, e o Doutoramento em Arqueologia pela Escola de Ciências Aplicadas da Universidade de Bournemouth. As suas publicações mais relevantes sobre estes temas podem ser vistas (e nalguns casos descarregadas) na sua página.

( aalmeida@upt.pt)   ORC iD   Converis

António Lopes de Almeida é Doutorado em Turismo (UA), Mestre em Marketing (UPT) e Licenciado em Matemáticas Aplicadas (UPT). É Professor Auxiliar (DEGI/UPT) nas áreas de Turismo, Marketing, Comunicação Empresarial, Gestão Estratégica, Estatística aplicada, e Economia do Turismo (desde 1992) e Coordenador da Licenciatura em Gestão da Hospitalidade do DEGI/UPT. É investigador do REMIT (Research on Economics, Management and Information Technologies) e membro convidado da Unidade de Investigação GOVCOPP (UA) na área de turismo. A sua investigação tem versado sobre os seguintes temas: Determinantes socioeconómicos no Turismo e lazer, Sazonalidade no turismo e Marketing turístico.

( cadsa@upt.pt)   ORC iD   Converis

Carla Lobo é Professora Auxiliar na Universidade Portucalense (UPT) e investigadora do REMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies. É igualmente investigadora do IJP (Instituto Jurídico Portucalense) e do GOVCOPP (Universidade de Aveiro). Fez o Mestrado em Economia Industrial e da Empresa na Universidade do Minho e o Doutoramento em Gestão, na Universidade Portucalense. A sua investigação tem versado sobre o Tema da Internacionalização Empresarial e em concreto sobre temáticas como os fatores indutores da internacionalização, a importância das Redes Relacionais (Network) para as PMEs no seu processo de internacionalização, bem como a influência das competências dos colaboradores no processo de internacionalização precoce das empresas mais jovens.

( claudiap@upt.pt)   ORC iD   Converis

Claudia Carvalho  é Professora Auxiliar Convidada da Universidade Portucalense, desde 1998, tendo iniciado funções como docente dessa Universidade em 1993, e investigadora do REMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies. É mestre em Economia e Doutora em Ciências Empresariais com investigação realizada na área do Marketing e Qualidade dos Serviços Públicos, pela Faculdade de Economia do Porto. Teve diversas colaborações no âmbito de cursos de 1º e 2º ciclos em IES públicas, nomeadamente na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, na Faculdade de Economia do Porto e na Universidade de Aveiro, onde orientou diversas investigações de mestrado. A sua atividade pedagógica e de investigação centra-se essencialmente nas áreas do Marketing e Gestão da Qualidade, com foco especial no setor dos serviços. Na Universidade Portucalense tem também exercido funções não académicas, nomeadamente de Direção de Marketing e Comunicação, coordenação de cursos de 2º ciclo e de ensino pós-graduado e em diversos órgãos académicos.

Cristina Sousa é Professora Auxiliar na Universidade Portucalense (UPT) e diretora e investigadora do REMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies. É igualmente investigadora do Dinâmia’CET-IUL (Instituto Universitário de Lisboa -ISCTE-IUL). Fez o Mestrado em Economia e Gestão de Ciência e Tecnologia e o Doutoramento em Economia, ambos no ISEG/UTL (Lisboa, Portugal). A sua investigação tem versado sobre os seguintes temas: processos de inovação e seus efeitos socioeconómicos, criação e circulação de conhecimento, nomeadamente a dinâmica das redes de conhecimento e de inovação, empreendedorismo e transição para sistemas sustentáveis. Colaborou em diversos projetos de investigação, nomeadamente nas áreas do empreendedorismo em sectores intensivos em conhecimento, inovação e empreendedorismo social, transferência internacional de conhecimento e transições no sistema energético.

Fátima Matos Silva obteve o grau de Doutora (Doutoramento Europeu) pela Universidade de Granada, em 2008, tendo sido bolseira do Programa de Doutoramento PRAXIS XXI da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Desenvolve, desde 1988, a sua atividade profissional na Universidade Portucalense (UPT) como investigadora, docente e coordenadora de ciclos de estudos, integrando diversos órgãos consultivos da instituição. Dirigiu e colaborou em projetos de investigação diversificados, nacionais e internacionais, sendo atualmente membro integrado do CITCEM - unidade de I&D da FCT. Desde 1989 dirigiu diversos projetos de investigação, escavações arqueológicas, estudos de impacte ambiental e patrimonial, edições bibliográficas, eventos, exposições, programas museológicos, entre outras acções culturais. É autora de seis livros e, a título individual e em parceria, de mais de sessenta artigos sobre temáticas de índole patrimonial, com especial destaque para o património arqueológico e a sua valorização.

( ftavares@upt.pt)   ORC iD   Converis

Fernando Tavares é Mestre em Finanças, pela Universidade Portucalense. Doutorado em Gestão Industrial pela Universidade de Aveiro. É Professor Auxiliar na Universidade Portucalense e investigador do REMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies.

Filomena Castro Lopes  é doutorada em Tecnologias de Sistemas de Informação pelo Departamento de Sistemas de Informação da Escola de Engenharia da Universidade do Minho e Mestre em Analise de Sistemas pela University of Manchester Institute of Science and Technology - UMIST. Docente em vários cursos de 1º, 2º e 3º ciclo na área dos Sistemas de Informação em temáticas ligadas à Estratégia dos SI, Modelação de SI e Gestão da Informação e do Conhecimento. Tem colaborado em vários projetos de investigação na área dos SI e supervisiona tese de mestrado e de doutoramento. Autora de diversas publicações, apresentadas em conferências nacionais e estrangeiras ou em revistas, e livros.

( frederico@upt.pt)   ORC iD   Converis

Frederico D'Orey

( iborges@upt.pt)   ORC iD   Converis

Isabel Borges é Doutorada em Turismo e Desenvolvimento pela Universidade de Coimbra. Com formação em Marketing Internacional e Promoção Turística no ISCET – Instituto Superior de Ciências Empresariais do Turismo, tem o Bacharelato em Gestão de Operadores Turísticos da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. Trabalhou 15 anos na área do Enoturismo, desenvolvendo projetos relacionados com a hotelaria e turismo em várias regiões vitivinícolas. Os seus principais interesses de investigação centram-se no Turismo e Desenvolvimento, Enoturismo e Marketing Territorial. É Membro Convidado da Unidade de Investigação em Paisagens Culturais, Turismo e Desenvolvimento do CEGOT – Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território e Membro Associado do CEPESE – Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade, na linha de investigação de Património, Cultura e Turismo. Atualmente é docente da Universidade Portucalense, integrando o Departamento de Turismo, Património e Cultura.

( ianm@upt.pt)   ORC iD   Converis

Isabel Maldonado  é doutora em Economia Financeira e Contabilidade pela Universidade de Vigo, Espanha, mestre em Finanças pela Universidade Portucalense, no Porto e licenciada em Gestão pela Universidade Portucalense. Atualmente é professora associada na Universidade Portucalense e Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP), lecionando nas áreas de Contabilidade Geral e Contabilidade Financeira, Contabilidade de Custos e Contabilidade de Gestão, Economia Monetária e Financeira e Produtos e Mercados de Taxas de Juro. Atualmente, é coordenadora do 1º ciclo em Economia na Universidade Portucalense. É investigadora no REMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies da Universidade Portucalense e no GOVCOPP – Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP) da Universidade de Aveiro.

( jorgem@upt.pt)   ORC iD   Converis

Jorge Marques é Professor Auxiliar na Universidade Portucalense (UPT) e investigador do REMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies. É igualmente investigador no CEGOT – Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território. Fez a Licenciatura em Gestão Hoteleira, no Instituto Superior de Espinho, e o Doutoramento em Turismo, Lazer e Cultura, na Universidade de Coimbra. A sua investigação tem versado sobre os temas relacionados com a gestão hoteleira, gestão e planeamento turístico do território com especial enfoque no segmento Turismo de Negócios e nas Organizações de Gestão dos Destinos (Convention & Visitors Bureaux).

( faceira@upt.pt)   ORC iD   Converis

Júlio Faceira

( luisp@upt.pt)   ORC iD   Converis

Luís Pacheco Licenciado em Economia, Mestre em Economia Monetária e Financeira e Doutor em Economia pela Universidade Técnica de Lisboa. Docente universitário desde 1994, com a responsabilidade de lecionação de unidades curriculares de licenciatura e de mestrado na área financeira e económica. Para além da atividade letiva na Universidade Portucalense, é responsável por duas unidades curriculares dos mestrados em Economia e Gestão da Universidade de Aveiro e já lecionou unidades curriculares da área das finanças em cursos conferentes de grau ou em pós-graduações no Instituto Politécnico do Porto, no ISVOUGA, na UTAD e na CESPU. Desenvolve atividades de investigação na área financeira – estrutura de capital, mercados e produtos financeiros, etc. – e da economia do turismo – fatores de satisfação, hospitalidade, etc.), tendo trabalhos publicados em diversas revistas científicas nacionais e internacionais.

Miguel Magalhães é atualmente gestor e advisor em empresas industriais e de serviços nas áreas: prospetiva estratégica, marketing estratégico, project finance e controlo de gestão. É Professor Auxiliar na Universidade Portucalense, investigador do REMIT e é vice-presidente do IPBPM. Data Protection Officer. Palestrante, mentor da rede nacional do IAPMEI e advisor certificado do IAPMEI e do CATIM sobre benchmarking e boas práticas. É PhD, MBA, M.Sc, em gestão e direção de empresas e marketing. Pós-graduado em direito comunitário, economia europeia e gestão de empresas. B.Sc em finanças e gestão de empresas. Iniciou a sua atividade profissional em 1980, tendo sido quadro superior em multinacionais de auditoria e de consultoria. Foi proclamado JEEP (5ª geração). Elaborou o documento “guia prático do Euro” e ficou em 1º lugar no concurso de Ideias para a Qualidade dos Serviços Públicos, cujo prémio foi atribuído no Dia Nacional da Desburocratização, 1992. 

( patriciapl@upt.pt)   ORC iD   Converis

Patrícia Pais Leite  é Responsável do Departamento Jurídico da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes. É também consultora de Propriedade Industrial e formadora em Cultura Vínica. Fez a licenciatura em Direito na Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal) e o Mestrado em Direito na Universidade do Minho (Braga, Portugal). Fez também o MBA em Gestão na Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal). Os seus interesses de investigação são os relativos à Propriedade Industrial do Sector Vitivinícola (Denominações de Origem, Indicações Geográfica e Marcas), à Cultura Vínica e ao Enoturismo.

Pedro Fernandes 

( pferreira@upt.pt)   ORC iD   Converis

Pedro Ferreira é professor auxiliar na Universidade Portucalense e professor convidado no ISCAP-IPP. Foi professor em várias universidades e institutos públicos e privados portugueses, e professor convidado da Estonian Business School (Tallinn, Estónia) e LaSalle - Universitat Ramon Llull (Barcelona, Espanha). Em 2011, recebeu o seu diploma de doutorado pela Universidade de Santiago de Compostela com tese intitulada “High-Involvement Work Practices: a comparative study of European countries”. Foi distinguido com o 2013 Emerald/EFMD Outstanding Doctoral Research Award (Highly Commended) na categoria de Gestão de Recursos Humanos. Os seus interesses de pesquisa estão relacionados com o marketing – nomeadamente a relação consumidor-marca – e gestão de recursos humanos – nomeadamente a gestão intercultural de RH, envolvimento dos trabalhadores e abordagens geracionais ao trabalho. A interseção do marketing e gestão de recursos humanos, nomeadamente a marca do empregador e a experiência dos trabalhadores, é o seu mais recente interesse e foco de pesquisa.

( pveiga@upt.pt)   ORC iD   Converis

Pedro Mota Veiga

Shital Jayantilal  é Professora Auxiliar na Universidade Portucalense (UPT).  Fez o Doutoramento em Gestão e Comércio Internacional na Universidade da Extremadura (Espanha).  A sua tese de doutoramento, tal como o seu interesse de investigação, centra-se nas empresas familiares, e nos desafios singulares que estas enfrentam. Ela faz parte da Cátedra da la Empresa Familiar (Universidade de Extremadura) e é investigadora do REMIT (Research on Economics, Management and Information Technologies) e do IJP (Instituto Jurídico Portucalense. A sua investigação tem versado sobre os seguintes temas:  a sucessão empresarial; o governance nas empresas familiares; o desenho e implementação estratégico; impacto da cultura na gestão; eficiência das politicas de lavagem de dinheiro e economia experimental. 

( sribeiro@upt.pt)   ORC iD   Converis

Susana Ribeiro  é Professora Assistente na Universidade Portucalense (UPT) e investigadora do REMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies. É igualmente investigadora do CEGOT – Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território pela Universidade de Coimbra (UC). Fez o Mestrado em Turismo e Desenvolvimento Regional na Universidade Católica Portuguesa (UCP) e encontra-se em processo de defesa de Doutoramento em Turismo, ramo Desenvolvimento na Universidade de Coimbra. A sua investigação tem versado sobre os seguintes temas: turismo cultural, turismo urbano e turismo de eventos, governança e gestão de destinos turísticos. Da sua experiência profissional no turismo, destaca-se, nos últimos anos: direção do departamento de turismo do Porto e a presidência de uma associação de empresários de turismo no Porto e Norte de Portugal.

 

Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)
unescobest