MeFAST-COA

Memórias com Futuro – Acessibilidade e Sustentabilidade do Turismo e Património da Região do Vale do Côa

Resumo

O conhecimento adquirido ao longo dos tempos, a par da reconhecida importância dos valores patrimoniais e naturais da região do vale do rio Côa, que lhe permitiu a classificação pela UNESCO como Património da Humanidade, justificam um esforço de convergência de interesses e de ações, no sentido de garantir uma valorização sustentada e uma gestão integrada dos diversos patrimónios, tendo em vista promover a criação de condições de Acessibilidade Universal (ou seja para pessoas com diversidade funcional a nível físico, sensorial e cognitivo), a melhoria e a criação de novos produtos e serviços, a sua difusão alargada, o aumento da oferta cultural e a internacionalização da história e da identidade deste território, promovendo um turismo acessível e sustentável.

A influência das alterações climáticas no património cultural e natural, e mais especificamente nos recursos hídricos, tem também de ser tida em consideração, sendo uma preocupação global.

As questões mencionadas levam a necessidades crescentes de novos conhecimentos científicos, com uma abordagem apropriada para compreender e abordar as questões do rio Côa do século XXI e desenvolver ferramentas de gestão eficazes para preservar e explorar o potencial da região a partir de várias perspetivas.

Assim, o objetivo maior deste projeto de âmbito interdisciplinar e pluridisciplinar é o de promover, de forma sustentada o território do vale do rio Côa, criando condições para uma acessibilidade universal e tendo como alicerce a exploração e promoção das suas potencialidades ao nível do turismo cultural, histórico, etnográfico e natural.

Em suma, um projeto que englobe as pessoas e o território na sua totalidade, fazendo perdurar a memória coletiva de uma forma acessível e sustentada e tendo sempre presente a necessidade de manter a qualidade da água de forma a assegurar a função ecológica do Rio Côa.

Grupo de investigação: Territórios e Organizações para o Desenvolvimento Sustentável (TODS)

Objectivos de Desenvolvimento Sustentável:

4. Educação de qualidade

8. Trabalho digno e crescimento económico

10. Reduzir as desigualdades

11. Cidades e Comunidades Sustentáveis

17. Parcerias para a Implementação dos Objetivos

Investigadores

Fátima Matos da Silva

(investigadora principal)

Objetivos principais

  • Promover o desenvolvimento sustentável, a acessibilidade universal e a gestão integradas dos diversos patrimónios;
  • Valorizar, promover e potenciar o desenvolvimento turístico da região ancorado nos produtos autóctones;
  • Reforçar o turismo, em geral, e o turismo acessível, em particular, como um vetor relevante na promoção do Vale do Côa como um destino turístico;
  • Promover a criação de novas experiências de turismo cultural e acessível agregados ao Museu do Côa e Parque Arqueológico do Vale do Côa;
  • Promover a corresponsabilidade e colaboração das várias entidades públicas, populações, públicos com competência sobre essas áreas a fim de evitar possíveis disfunções no exercício destes;
  • Intensificar o estudo do património cultural e natural existente;
  • Melhorar a proteção e transmissão às gerações futuras do património cultural e natural da região do Vale do Côa;
  • Internacionalizar a memória e a identidade deste território, tornando-o sustentável e exemplo de boas práticas de acessibilidade universal.

Outputs do Projeto

Silva, F., Albuquerque, H., Sousa, C., & Borges, l. (2020). Heritage and accessible tourism in the Côa region: A review of ideas and concepts. In Proceedings of the 3rd International Conference on Tourism Research, Universidad Europea, Valencia, Spain, 27-28 March 2020 (pp. 268-275). http://hdl.handle.net/11328/3062
Voltar ao topo