INTEMIS
- Acrónimo: INTEMIS
- Título do Projeto: INnovative TEaching Method for an Inclusive School
- Referência do projeto: 2016-1-IT01-KA202-005354
- Programa de Financiamento: ERASMUS +
- Key Action: Cooperation for innovation and the exchange of good practices
- Tipo de ação: Strategic Partnerships for vocational education and training
- Coordenação: Istituto d’Istruzione Superiore Leonardo da Vinci (IT)
- Financiamento Total do Projeto: 98.055 €
- Data de Início: 05/09/2016
- Data de Fim: 04/09/2018
Resumo
O IN.TE.M.I.S. introduziu nos institutos e centros de formação profissional a metodologia de ensino da ‘Flipped Classroom’, baseada nas TIC e numa abordagem pedagógica inovadora e centrada no aluno, com o objetivo de: aumentar a qualidade do ensino e da aprendizagem, reduzir o abandono escolar, apoiando a modernização dos sistemas de educação e formação.
A ideia do projeto nasceu do desejo de responder aos desafios enfrentados pelo pessoal empregado nas escolas e instituições de EFP em Itália e noutros países europeus: a adoção de abordagens pedagógicas inovadoras, a introdução de novas tecnologias de informação na aprendizagem, a desmotivação de algumas categorias de estudantes que – em casos extremos – tem como consequência o abandono escolar.
Este fenómeno afecta muitas escolas de ensino e formação profissional italianas e europeias, que, por conseguinte, necessitam de professores que adoptem metodologias inovadoras e utilizem novas tecnologias para: modernizar a aprendizagem dos alunos; ajudar a aumentar a atratividade do estudo, especialmente para os alunos menos motivados; criar ambientes de aprendizagem inclusivos, abertos e prontos a satisfazer as necessidades de todos os alunos. Além disso, os institutos de ensino e formação profissional italianos têm de lidar com outro problema: o fraco nível de conhecimentos de inglês dos seus estudantes, em comparação com os europeus.
Através do projeto, professores e formadores de escolas e instituições de EFP receberam formação sobre como integrar estratégias de ensino inovadoras e implementar a metodologia de aprendizagem Flipped Classroom, aplicada à aprendizagem do inglês.
A parceria do projeto é constituída por 7 organizações de 5 países europeus: a escola profissional ‘IIS Leonardo da Vinci’ na Piazza Armerina, coordenadora do projeto; Essenia UETP, Center VET Salerno, ‘Keilir Atlantic Center of Excellence’ e ‘Menntaskólinn á Tröllaskaga’, ambos institutos islandeses especialistas na aplicação do método Flipped Classroom; ‘Inercia Digital’ e ‘Action Synergy’, organizações especialistas em novas tecnologias e formação digital e inovadora, localizadas – respetivamente – em Espanha e na Grécia; a Universidade Portuguesa ‘Universidade Portucalense’.
Foram realizadas as seguintes actividades: n. 3 reuniões de gestão do projeto (em Itália, Portugal e Islândia); n. 2 actividades de formação do pessoal sobre os temas: “Ensino inovador: aspectos pedagógicos e tecnológicos” (outubro de 2017, Espanha) e ‘Métodos de implementação e avaliação da sala de aula invertida’ (maio de 2018, Grécia); Actividades de mobilidade de estudantes italianos e islandeses (realizadas ao mesmo tempo que as actividades de formação do pessoal) e centradas na aprendizagem através de novas metodologias e tecnologias: 1 reunião final e uma conferência final do projeto em Itália. Os produtos criados graças ao projeto são: Investigação sobre ensino inovador e necessidades de formação de professores e estudantes em Itália, Investigação comparativa sobre educação inovadora na Europa, Guia para a implementação de ambientes de aprendizagem mistos, o sítio Web (www.intemis-project.eu); grupo Facebook (https://www.facebook.com/groups/1618374755123010/?ref=br_rs), um repositório de materiais para a aprendizagem do inglês.
Os resultados e impactos estão previstos em termos de: um maior conhecimento do estado da arte sobre a adoção de metodologias de ensino inovadoras e sobre o método Flipped Classroom em Itália e na Europa; um frutuoso intercâmbio de materiais, experiências e boas práticas entre as organizações parceiras e os participantes nas actividades de formação de pessoal; a aquisição, pelos professores, de competências relacionadas com a implementação e avaliação de ambientes de aprendizagem mistos baseados na metodologia da aula invertida; o aumento, nos estudantes que participam na mobilidade, da motivação para estudar graças à utilização de ferramentas de TI e de abordagens participativas, e da inclusão no ambiente de formação; o reforço, em todas as disciplinas envolvidas, das competências linguísticas em inglês, das competências interculturais, sociais, de TI e pedagógicas; o reforço, pela parceria, da capacidade de operar a nível transnacional e de cooperar com organizações europeias activas no domínio da educação e da formação. O projeto contribuiu para: aumentar o intercâmbio de boas práticas educativas na Europa, experimentar modelos inovadores de aprendizagem e melhorar a oferta educativa das organizações envolvidas.
Os benefícios a longo prazo podem ser vistos na continuação da experimentação e aplicação do modelo da Sala de Aula Invertida não só dentro, mas também fora das organizações da Parceria, um processo já iniciado com sucesso por estas, também através da oferta de cursos sobre a metodologia da Sala de Aula Invertida.
Parcerias
- Istituto d’Istruzione Superiore Leonardo da Vinci (IT)
- ACTION SYNERGY SA (GR)
- Essenia UETP – University and Enterprise Training Partnership s.r.l (IT)
- INERCIA DIGITAL SL (ES)
- Keilir – Miðstöð vísinda, fræða og atvinnulífs (IS)
- Menntaskólinn á Tröllaskaga (IS)
- UNIVERSIDADE PORTUCALENSE – INFANTE D. HENRIQUE (PT)