BMICO

Business Model Innovation: Challenges and Opportunities

Resumo

Este projeto aborda a transformação dos modelos de negócios das empresas (BM) no contexto de duas grandes mudanças que atualmente moldam o ambiente de negócios: a transformação digital e a transição para uma economia circular.
A infraestrutura de negócios está se tornando cada vez mais digital, permitindo melhores interconexões entre produtos, processos e serviços. A filosofia da transformação digital e suas tecnologias disruptivas originam mudanças nos modelos de negócios das empresas, uma “transformação de negócios dramática e fundamental em direção à economia dinâmica da demanda, empresas baseadas no desempenho, serviços da cadeia de suprimentos orientados pela demanda e amplo envolvimento e inovação da força de trabalho ”(Davis et al 2012: 145-146). É, portanto, considerada uma mudança de paradigma em termos de negócios e gestão:

  • i) de processos industriais centralizados (verticais) para processos industriais descentralizados e tomadas de decisão, com base em produtos inteligentes, que conhecem seu histórico de produção e dirigem ativamente os processos de produção por meio da instrução de máquinas e do pedido transporte para a próxima fase de produção (Davis et al 2012; Kagermann 2015);
  • ii) da fabricação automatizada à inteligente (Thoben et al, 2017);
  • iii) de uma abordagem operacional reativa para preditiva (Davis et al 2012).

A introdução do BM na análise da implementação e impacto da transformação digital eleva as implicações de desempenho da digitalização além das métricas de eficiência e produtividade para aquelas que impulsionam a vantagem competitiva e a diferenciação estratégica (Bharadwaj et al 2013). É reconhecido que a transformação digital está relacionada a uma nova lógica e configuração da proposta de valor e fluxos de receita (Iansiti & Lakhani 2014; Nylén & Homstrom 2015; Porter & Heppelmann 2014). No entanto, existe pouco conhecimento acadêmico sobre como BM para transfromação digital difere de outros BM e como eles devem ser construídos (Dijkman et al 2015).

Na mesma linha de raciocínio, A mudança para uma economia circular exige o entendimento de como as empresas podem introduzir circularidade em seus modelos de negócios, ou seja, como as empresas desenvolvem e implementam Modelos Circulares de Negócios (CBMs) (Lewandowski, 2016). Um CBM pode ser definido como “um modelo de negócio no qual a lógica conceitual para a criação de valor é baseada na utilização do valor econômico retido nos produtos após o uso na produção de novas ofertas. Assim, um modelo de negócio circular implica um fluxo de retorno ao produtor dos usuários, embora possa haver intermediários entre as duas partes ”(Linder & Williander, 2015: 2).

A literatura sobre CE já concluiu que os CBMs têm algumas características específicas, uma vez que a implementação dos princípios de CE deve afetar todos os blocos de construção do BM, devido à mudança mencionada na lógica por trás da criação, entrega e captura de valor. Porém, ainda existe a necessidade de entender como as empresas podem desenvolver e implementar o CBM.

Grupo de investigação: Transformação Digital e Inovação nas Organizações (TDIO)

Investigadores

Cristina Sousa

Adrana Toledo Mendes

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