Entre Identidade e Marca: Perceções e Estratégias de Valongo como Destino Turístico
Resumo
Este projeto investiga a relação entre identidade territorial e place branding no contexto de municípios emergentes, tomando Valongo como estudo de caso. A investigação analisa como a marca turística promovida oficialmente pelo município é percecionada, ressignificada e negociada por diferentes stakeholders — residentes, empresas locais e gestão pública. O estudo parte da comunicação institucional da marca para contrastar com perceções plurais da comunidade, identificando convergências e divergências. A abordagem qualitativa-comparativa, com triangulação metodológica (análise documental, entrevistas e questionários breves), permitirá propor diretrizes de planeamento participativo, com vista ao alinhamento entre identidade local e estratégia de marca.
Grupo de investigação: Territórios e Organizações para o Desenvolvimento Sustentável (TODS)
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
8. Trabalho Digno e Crescimento Económico
10. Reduzir as Desigualdades
11. Cidades e Comunidades Sustentáveis
17. Parcerias para a Implementação dos Objetivos



