LearnChain
- Acrónimo: LearnChain
- Título do Projeto: LearnChain: Empowering Higher Education Students for a Sustainable Digital Future
- Referência do Projeto: LearnChain: Empowering Higher Education Students for a Sustainable Digital Future
- Programa de Financiamento: Cooperation partnerships in higher education (KA220-HED)
Key Action: Erasmus+ - Coordenação do Projeto: UPT
- Financiamento Total do Projeto: 250 000,00 €
- Data de Início: 01/11/2025
- Data de Fim: 31/10/2027
Resumo
A motivação para o projeto, centrada em melhorar a prontidão digital dos estudantes universitários — particularmente aqueles das áreas de gestão e economia — surge da necessidade crítica de capacitar esses futuros profissionais com competências digitais essenciais. No mundo interconectado de hoje, a capacidade de navegar eficazmente em ambientes digitais não é apenas uma vantagem competitiva, mas uma necessidade.
A ênfase em cibersegurança e uso ético da internet é especialmente importante, pois essas competências são cruciais para proteger dados pessoais e organizacionais, garantir a privacidade e manter padrões éticos no meio digital. Estudantes de gestão e economia, em particular, precisam de competências digitais robustas para terem sucesso nas suas carreiras.
O uso da internet e de ferramentas digitais é onipresente na educação em gestão, com estudos a mostrarem que mais da metade dos estudantes acredita que os cursos de gestão seriam severamente impactados sem acesso a esses recursos. Além disso, a internet tornou-se uma ferramenta fundamental para pesquisa, colaboração e aprendizagem na formação em gestão. No entanto, essa maior dependência de tecnologias digitais também expõe os estudantes a ameaças de cibersegurança e dilemas éticos, como perda de dados e assédio online.
A Associação Europeia de Universidades (EUA) destaca a importância da transformação digital no ensino superior, com iniciativas como os MOOCs (Cursos Online Abertos e Massivos) sendo exploradas pelo seu potencial de ampliar o acesso à educação de qualidade. Eventos como o Digital Universities Europe reforçam a necessidade de as instituições se adaptarem às mudanças digitais e colaborarem para alcançar transformações impactantes (fonte: digital-universities-europe-2023-Espanha).
Além disso, a Europa enfrenta uma escassez significativa de profissionais de cibersegurança, com mais de 300.000 vagas não preenchidas (OECD Skills Studies, 2024). Ademais, 82% das instituições de ensino superior na Europa já lidaram com ataques cibernéticos, destacando a urgência de fortalecer a consciencialização e as competências em cibersegurança entre estudantes e funcionários (fonte: Universidade Pompeu Fabra, em Barcelona; universidades do Reino Unido, etc.).
O financiamento de um projeto como este justifica-se por várias razões. Primeiro, melhorar a prontidão digital e as competências em cibersegurança entre estudantes de gestão irá prepará-los melhor para os desafios do ambiente empresarial moderno, onde a segurança de dados e as práticas éticas são fundamentais. Em segundo lugar, ao focar no uso ético da internet, o projeto promove uma cidadania digital responsável, essencial para manter a confiança e a integridade nas interações digitais. Por fim, investir em alfabetização digital e educação em cibersegurança pode trazer benefícios sociais mais amplos, como a redução do risco de crimes cibernéticos e a promoção de uma cultura de responsabilidade digital entre os futuros líderes empresariais. Ao apoiar esse projeto, podemos contribuir para o desenvolvimento de uma força de trabalho mais capacitada e responsável digitalmente, beneficiando tanto a economia quanto a sociedade como um todo.
Objetivos
- Impulsionar a alfabetização digital, ensinando tecnologias digitais, cibersegurança e práticas éticas online.
- Aumentar a consciencialização sobre cibersegurança, educando os estudantes sobre ameaças e proteção de dados.
- Promover o uso ético da internet, incentivando a cidadania digital responsável.
- Aprimorar a prontidão para o mercado de trabalho, preparando os estudantes para empregos na economia digital.
- Criar um currículo inovador e atualizado, junto com uma plataforma gamificada para o desenvolvimento de competências digitais.
Implementação
- Desenvolver o currículo de formação “Fundamentos Digitais”.
- Criar a plataforma “LearnChain”, com recursos de gamificação.
- Organizar o evento de matchmaking “Conectar & Colaborar”.
- Realizar ações de divulgação e promoção para disseminar os resultados do projeto.
Resultados
- Formar graduados qualificados em tecnologias digitais e cibersegurança.
- Aumentar a consciencialização em cibersegurança, melhorando o entendimento e a aplicação de boas práticas pelos estudantes.
- Promover o uso ético da internet, contribuindo para um ambiente digital mais seguro.
- Criar oportunidades de emprego por meio de parcerias com a indústria, aumentando a empregabilidade dos graduados.
- Avançar na pesquisa sobre prontidão digital e educação em cibersegurança, orientando futuras iniciativas.
- Integrar uma plataforma gamificada ao processo de ensino e aprendizagem.
Parceiros
- Technical University Türkiye Ankara Ankara, Turkey
https://www.ostimteknik.edu.tr/ -
Stratigon Finance, Athens, Greece
www.stratigon.gr -
University of Thessaly, Thessalia, Greece
https://www.uth.gr/ -
VIRTUAL CAMPUS LDA, Maia, Portugal
virtual-campus.eu - UNIVERZITA MATEJA BELA V BANSKEJ BYSTRICI, Banska Bystrica, Slovakia
www.umb.sk
