Digitalisation and its Impact in Marketing Management
Resumo
Esta pesquisa abrange uma ampla gama de tópicos relacionados com a gestão de marketing. A digitalização está a transformar a gestão de marketing ao (1) facilitar a recolha de dados atualizados sobre os clientes, (2) simplificar o processo de segmentação de mercado, (3) permitir que as marcas compreendam melhor as necessidades e desejos dos indivíduos, (4) promover interação e comunicação constante entre marcas e consumidores, (5) levar à personalização de produtos, serviços e comunicação e (6) contribuir para um maior envolvimento dos clientes. Em mercados maduros, a digitalização é considerada uma variável que contribui para a eficiência operacional, priorizando a inovação, insights orientados por dados e estratégias centradas no cliente.
O projeto tem como objetivo estudar os diversos desafios que os profissionais de marketing enfrentam e enfrentarão num futuro próximo, bem como a forma de os superar. A combinação de digitalização e tecnologia, como IA, Marketing em Redes Sociais, Marketing Móvel, Realidade Aumentada, Virtual e Mista, entre outros, parece permitir que as empresas aumentem a experiência do cliente e o valor da marca. Também parece contribuir para o aumento da rentabilidade. Abordaremos todas estas questões, bem como alguns tópicos-chave como consumidores híbridos, FOMO, BOPIS, leads e prospects, outbound e inbound, Omnichannel e Phygital, todos eles relacionados com departamentos de marketing que precisam de ser ágeis para responder prontamente às constantes mudanças dos mercados e dos indivíduos.
Grupo de investigação: Territórios e Organizações para o Desenvolvimento Sustentável (TODS)
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
8. Trabalho Dingo e Crescimento Económico
12. Produção e Consumo Sustentáveis
Estudantes de Doutoramento
Carla Viana
A marketing orientation in the relationship between academia and business organizations for digital transformation
Milena Sofia Gomes
Orientação do cliente vs. Orientação às vendas: Um estudo sobre os fatores determinantes do sucesso da gestão de equipes de vendas
Víctor Santos
Inovação no marketing de inteligência artificial: A análise de sentimentos e emoções
João Miguel Lopes
Transmedia Storytelling na Estratégia de Marketing: o impacto no processo de criação da imagem e notoriedade da marca na Geração Z