Digitalisation and its Impact in Marketing Management

Digitalisation and its Impact in Marketing Management

Resumo

Esta pesquisa abrange uma ampla gama de tópicos relacionados com a gestão de marketing. A digitalização está a transformar a gestão de marketing ao (1) facilitar a recolha de dados atualizados sobre os clientes, (2) simplificar o processo de segmentação de mercado, (3) permitir que as marcas compreendam melhor as necessidades e desejos dos indivíduos, (4) promover interação e comunicação constante entre marcas e consumidores, (5) levar à personalização de produtos, serviços e comunicação e (6) contribuir para um maior envolvimento dos clientes. Em mercados maduros, a digitalização é considerada uma variável que contribui para a eficiência operacional, priorizando a inovação, insights orientados por dados e estratégias centradas no cliente.

O projeto tem como objetivo estudar os diversos desafios que os profissionais de marketing enfrentam e enfrentarão num futuro próximo, bem como a forma de os superar. A combinação de digitalização e tecnologia, como IA, Marketing em Redes Sociais, Marketing Móvel, Realidade Aumentada, Virtual e Mista, entre outros, parece permitir que as empresas aumentem a experiência do cliente e o valor da marca. Também parece contribuir para o aumento da rentabilidade. Abordaremos todas estas questões, bem como alguns tópicos-chave como consumidores híbridos, FOMO, BOPIS, leads e prospects, outbound e inbound, Omnichannel e Phygital, todos eles relacionados com departamentos de marketing que precisam de ser ágeis para responder prontamente às constantes mudanças dos mercados e dos indivíduos.

Grupo de investigação: Territórios e Organizações para o Desenvolvimento Sustentável (TODS)

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

8. Trabalho Dingo e Crescimento Económico

12. Produção e Consumo Sustentáveis

Investigador Responsável

Sílvia Faria

Estudantes de Doutoramento

Carla Viana

A marketing orientation in the relationship between academia and business organizations for digital transformation

Milena Sofia Gomes

Orientação do cliente vs. Orientação às vendas: Um estudo sobre os fatores determinantes do sucesso da gestão de equipes de vendas

Víctor Santos

Inovação no marketing de inteligência artificial: A análise de sentimentos e emoções

João Miguel Lopes

Transmedia Storytelling na Estratégia de Marketing: o impacto no processo de criação da imagem e notoriedade da marca na Geração Z

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