research portovirtual research environment

 

António Lopes de Almeida é Doutorado em Turismo (UA), Mestre em Marketing (UPT) e Licenciado em Matemáticas Aplicadas (UPT). É Professor Auxiliar (DEGI/UPT) nas áreas de Turismo, Marketing, Comunicação Empresarial, Gestão Estratégica, Estatística aplicada, e Economia do Turismo (desde 1992) e Coordenador da Licenciatura em Gestão da Hospitalidade do DEGI/UPT. É investigador do REMIT (Research on Economics, Management and Information Technologies) e membro convidado da Unidade de Investigação GOVCOPP (UA) na área de turismo. A sua investigação tem versado sobre os seguintes temas: Determinantes socioeconómicos no Turismo e lazer, Sazonalidade no turismo e Marketing turístico.

 

 

Cláudio Eduardo de Castro possui uma licenciatura em Geografia Licenciatura Plena pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Sorocaba (1988), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (2004) e doutoramento em Geografia pela Unesp-PP. Atualmente é professor titular da Universidade Estadual do Maranhão, na qual ocupa a Coordenação de Pesquisa. Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão e manejo de Unidades de Conservação; Educação; Desenvolvimento e Meio Ambiente; Ambientes Cársticos.

Cristina Sousa é Professora Auxiliar na Universidade Portucalense (UPT) e diretora e investigadora do REMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies. É igualmente investigadora do Dinâmia’CET-IUL (Instituto Universitário de Lisboa -ISCTE-IUL). Fez o Mestrado em Economia e Gestão de Ciência e Tecnologia e o Doutoramento em Economia, ambos no ISEG/UTL (Lisboa, Portugal). A sua investigação tem versado sobre os seguintes temas: processos de inovação e seus efeitos socioeconómicos, criação e circulação de conhecimento, nomeadamente a dinâmica das redes de conhecimento e de inovação, empreendedorismo e transição para sistemas sustentáveis. Colaborou em diversos projetos de investigação, nomeadamente nas áreas do empreendedorismo em sectores intensivos em conhecimento, inovação e empreendedorismo social, transferência internacional de conhecimento e transições no sistema energético.

Fátima Matos da Silva obteve o grau de Doutora (Doutoramento Europeu) pela Universidade de Granada, em 2008, tendo sido bolseira do Programa de Doutoramento PRAXIS XXI da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Desenvolve, desde 1988, a sua atividade profissional na Universidade Portucalense (UPT) como investigadora, docente e coordenadora de ciclos de estudos, integrando diversos órgãos consultivos da instituição. Dirigiu e colaborou em projetos de investigação diversificados, nacionais e internacionais, sendo atualmente membro integrado do CITCEM - unidade de I&D da FCT. Desde 1989 dirigiu diversos projetos de investigação, escavações arqueológicas, estudos de impacte ambiental e patrimonial, edições bibliográficas, eventos, exposições, programas museológicos, entre outras acções culturais. É autora de seis livros e, a título individual e em parceria, de mais de sessenta artigos sobre temáticas de índole patrimonial, com especial destaque para o património arqueológico e a sua valorização

Frederico D'Orey

Helena Albuquerque é Doutorada em Ciências e Engenharia do Ambiente e Mestre em Ciências das Zonas Costeiras, pela Universidade de Aveiro e Licenciada em Geografia, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Possui um Curso de Formação Avançada de Longa Duração em Turismo. Os seus principais interesses de investigação centram-se no Turismo Sustentável, com ênfase nas áreas costeiras; os Sistemas de Informação Geográfica aplicadas ao Turismo, o Turismo de Saúde e Bem-estar e o Ambiente e Turismo. Atualmente é docente da Universidade Portucalense, integrando o Departamento de Turismo, Património e Cultura. É Membro Integrado da Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP) e do Research on Economics, Management and Information Technologies REMIT. Colabora ainda com a empresa Síntese, consultoria em Planeamento, na elaboração de estudos relacionados com o turismo no âmbito de Planos Municipais de Ordenamento do Território (PMOT) e de Avaliações Ambientais Estratégicas (AAE).

Isabel Borges é Doutorada em Turismo e Desenvolvimento pela Universidade de Coimbra. Com formação em Marketing Internacional e Promoção Turística no ISCET – Instituto Superior de Ciências Empresariais do Turismo, tem o Bacharelato em Gestão de Operadores Turísticos da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. Trabalhou 15 anos na área do Enoturismo, desenvolvendo projetos relacionados com a hotelaria e turismo em várias regiões vitivinícolas. Os seus principais interesses de investigação centram-se no Turismo e Desenvolvimento, Enoturismo e Marketing Territorial. É Membro Convidado da Unidade de Investigação em Paisagens Culturais, Turismo e Desenvolvimento do CEGOT – Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território e Membro Associado do CEPESE – Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade, na linha de investigação de Património, Cultura e Turismo. Atualmente é docente da Universidade Portucalense, integrando o Departamento de Turismo, Património e Cultura.

Isabel Freitas Professora Associada da Universidade Portucalense com Agregação pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, doutorada em História, membro Integrado do LAB2PT da Universidade do Minho, Académica Correspondente da Academia Portuguesa da História, Diretora do Departamento de Turismo, Património e Cultura. Foi coordenadora de diversos ciclos de estudo na área do Património e Turismo na Universidade Portucalense, orientou diversas teses de licenciatura, relatório de estágio e de mestrado e integrou dezenas de júris de dissertação de mestreado e de tese de Doutoramento. Coordenou diversas conferências de âmbito nacional e internacional na Universidade Portucalense e na Universidade do Minho como investigadora dos Centros de investigação CITCEM e LAB2PT. Foi coordenadora de diversos projetos na Universidade Portucalense nas áreas do património, Cultura e Turismo. Colaborou em diversos outros projetos de valorização do Território com Câmaras Municipais e organismos locais. Integra como investigadora vários projetos financiados em Portugal e em Espanha. No âmbito destes projetos realizou diversas publicações que se centralizam em torno dos temas relacionados com o território, a água e as fronteiras no âmbito das relações Peninsulares. São áreas de interesse os temas relacionados com património cultural e território.

Joana Alegria Quintela está em fase de conclusão do Doutoramento em Turismo na Universidade de Aveiro (UA), no Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo. É Bolseira de Investigação pela Fundação para a Ciência e para a Tecnologia. É Mestre em Gestão e Desenvolvimento em Turismo (UA) e Licenciada em História, variante História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP). Fez ainda um conjunto de estudos pós-graduados em Direção Hoteleira, sob a tutela da Associação de Diretores de Hotel de Portugal (ADHP) e em Gestão da Cultura e do Património pela Universidade Portucalense (UPT). É membro da Unidade de Investigação Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP-UA) no grupo de investigação Turismo e Desenvolvimento. A sua investigação tem-se centrado no Turismo de Saúde e Bem-estar, Marketing e Sustentabilidade, sendo autora de vários artigos e outras publicações sobre estes temas. Em termos de experiência profissional no turismo, ocupou ao longo de 10 anos, vários cargos em projetos ligados à indústria hoteleira.

Jorge Marques é Professor Auxiliar na Universidade Portucalense (UPT) e investigador do REMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies. É igualmente investigador no CEGOT – Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território. Fez a Licenciatura em Gestão Hoteleira, no Instituto Superior de Espinho, e o Doutoramento em Turismo, Lazer e Cultura, na Universidade de Coimbra. A sua investigação tem versado sobre os temas relacionados com a gestão hoteleira, gestão e planeamento turístico do território com especial enfoque no segmento Turismo de Negócios e nas Organizações de Gestão dos Destinos (Convention & Visitors Bureaux).

Luís Guimarães é Professor Auxiliar na Universidade Portucalense (UPT) e investigador do REMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies. Fez a Licenciatura e o Doutoramento em Economia na Faculdade de Economia do Porto (FEP, Porto, Portugal). A sua investigação foca-se essencialmente no estudo no estudo do mercado de trabalho de um ponto de vista macroeconómico. Particularmente foca-se nos impactos macroeconómicos de políticas e fricções do mercado do trabalho. Luís Guimarães também apresenta contribuições nas áreas de crescimento económico e de economia internacional.

Mónica Azevedo é Professora Auxiliar na Universidade Portucalense (UPT) e investigadora do REMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies. Fez o Doutoramento em Economia na FEP/UP (Porto, Portugal). A sua investigação tem versado sobre os seguintes temas: modelos de crescimento económico endógeno, direitos de propriedade intelectual e inovação.

Miguel Magalhães  é professor auxiliar na universidade portucalense (upt) e investigador do remit - research on economics, management and information technologies. doutorou-se e obteve o grau de mestre, ambos em gestão e direção de empresas e marketing na universidade de vigo. iniciou a sua atividade profissional em 1980 e ao longo da sua carreira desenvolveu atividades enquanto gestor e quadro superior de diversas empresas industriais e de serviços. desde 1984, os temas de investigação tem versado sobre: a problemática da delimitação da organização em sbu’s; as sbu’s e o intraempreendedorismo empresarial; a competitividade das empresas multinacionais e dos parceiros de negócio resultante da opção estratégica de insourcing empresarial; o impacto da função de customer service na competitividade das organizações em termos empreendedorismo empresarial; developing transferrable skills through entrepreneurship projects: student’s experiences and challenges; transitions from higher education to labour market: observatory of internships in business organizations; perfil infraestrutural de espaços industriais; revitalização de centros históricos. no âmbito do empreendedorismo, ficou em primeiro lugar no concurso de ideias para a qualidade dos serviços públicos, “20 ideias para melhorar a qualidade dos serviços prestados”, prémio este atribuído no dia nacional da desburocratização, 29 de outubro de 1992. elaborou o guia prático do euro para AEP.

Patrícia Pais Leite  é Responsável do Departamento Jurídico da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes. É também consultora de Propriedade Industrial e formadora em Cultura Vínica. Fez a licenciatura em Direito na Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal) e o Mestrado em Direito na Universidade do Minho (Braga, Portugal). Fez também o MBA em Gestão na Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal). Os seus interesses de investigação são os relativos à Propriedade Industrial do Sector Vitivinícola (Denominações de Origem, Indicações Geográfica e Marcas), à Cultura Vínica e ao Enoturismo.

Pedro Valente

Ricardo Biscaia  é Professor Auxiliar na Universidade Portucalense (UPT), investigador do CIPES – Centro de Investigação de Políticas de Ensino Superior – e investigador do REMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies. Doutorou-se em Economia em Janeiro de 2014 pela Faculdade de Economia do Porto com uma tese em Teoria da Localização. Os seus interesses de investigação são nos campos da Economia Industrial, Economia Regional e Urbana e Economia da Educação, sendo esta última com um enfoque no Financiamento do Ensino Superior e na Bibliometria. Alguns dos seus artigos foram publicados em Revistas como a Public Administration Review, Papers in Regional Science, Applied Economics, Higher Education, Studies in Higher Education or Cambridge Journal of Economics.

 

Rodrigo Burkowski   é licenciado em Turismo pela Faculdade de Turismo de Santos Dumont (1999), Especialização em Gestão de Negócios e Empreendedorismo (2002), mestre em Hospitalidade pela Faculdade Anhembi-Morumbi (2004) e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2013). Atualmente é professor adjunto II da Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em Turismo Responsável, atuando principalmente nos seguintes temas: Áreas Protegidas, Construção de identidade e Marca, Hospitalidade e Políticas Públicas.

Sandro Carnicelli Professor em Eventos e Turismo e Chefe do Departamento de Marketing, Turismo e Eventos da University of the West of Scotland (Escócia). Nos últimos 10 anos trabalhou nas Eventos e Turismo em universidades no Brasil Nova Zelândia e Escócia tendo pesquisado temas como lazer, voluntariado, Turismo de Aventura, Turismo cultural, educação para o turismo, e turismo desportivo. Publicou os resultados da sua investigação em jornais internacionais incluindo Annals of Tourism Research Tourism Management, Leisure Studies, Annals of Leisure Research, Journal of Teaching in Travel & Tourism and World Leisure Journal. É membro da ABRATUR (International Academy for the Development of Tourism Research in Brazil) e membro executivo da Leisure Studies Association e da ABPCO (Association of British Professional Conference Organisers). É ainda membro do comité editorial do Journal of Adventure Education and Outdoor Learning e do comité Internacional do Annals of Leisure Research.

 

Susana Ribeiro  é Professora Assistente na Universidade Portucalense (UPT) e investigadora do REMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies. É igualmente investigadora do CEGOT – Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território pela Universidade de Coimbra (UC). Fez o Mestrado em Turismo e Desenvolvimento Regional na Universidade Católica Portuguesa (UCP) e encontra-se em processo de defesa de Doutoramento em Turismo, ramo Desenvolvimento na Universidade de Coimbra. A sua investigação tem versado sobre os seguintes temas: turismo cultural, turismo urbano e turismo de eventos, governança e gestão de destinos turísticos. Da sua experiência profissional no turismo, destaca-se, nos últimos anos: direção do departamento de turismo do Porto e a presidência de uma associação de empresários de turismo no Porto e Norte de Portugal.

 

Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)
unescobest